Amor-quilombo,
amor floresta:
uma introdução à não-monogamia
Minicurso com Murilo Araújo
Um dos maiores desafios da discussão sobre não-monogamia atualmente é o fato de que, muitas vezes, ela ainda é construída dentro dos termos da monogamia e da cultura monogâmica. Mesmo para pessoas que se identificam como não-mono, ou que estão iniciando essa transição, na maior parte das vezes os principais desafios ainda têm a ver com os acordos limitantes, as lógicas do ciúme, da comparação, e a dificuldade de estabelecer redes saudáveis em um cenário de indisponibilidade afetiva, solidão, preterimento e individualismo.
Se muita gente considera o amor uma espécie de estrada - bonita, pavimentada, reconhecível - em direção à felicidade prometida em livros e filmes, parece que transitar da monogamia à não-monogamia seria simplemente trocar uma viagem de moto com alguém na garupa por uma viagem de van com mais um monte de gente... E a minha aposta é que viver a não-monogamia significa, na verdade, abandonar a própria estrada: inventar caminhos novos para viver nossos afetos, ocupar outros territórios e criar neles os nossos quilombos e aldeias, navegar na fluidez da água dos rios e abrir trilhas desconhecidas nessa grande floresta que nós somos - de preferência, sem derrubar as árvores que encontrarmos pelo caminho.
É nessa direção que serão construídas as reflexões do minicurso amor-quilombo, amor-floresta: uma introdução à não-monogamia, com Murilo Araújo. Em dois encontros ao vivo e gravados, rediscutiremos as noções de monogamia e não-monogamia, a fim de construir novas perspectivas afetivas que considerem tanto o pessoal quanto o coletivo, e nos ajudem a pensar os desafios particulares e sociais da construção de redes afetivas férteis, plurais, amorosas e transformadoras.
Público:
Todas as pessoas interessadas na reflexão sobre não-monogamia e monogamia, ou amor e afeto de modo geral, independentemente de se identificarem ou não enquanto pessoas não-monogâmicas.
Datas:
TURMA 1 - 18 e 19 de setembro
TURMA 2 - 02 e 03 de outubro
Horário: 19h às 21h30
Plataforma: Google Meet
As aulas acontecerão ao vivo, e também serão gravadas e disponibilizadas por pelo menos trinta dias após o fim do curso, para que as pessoas participantes possam (re)assistir, se quiserem.
PROGRAMAÇÃO
DIA 01 | QUARTA-FEIRA | 19H
1. Redefinindo "monogamia"
-
Breve história da monogamia no contexto ocidental/colonial
-
Gênero, raça e monogamia
-
Amor romântico e cultura monogâmica
2. Redefinindo "não-monogamia"
-
Relações abertas, amor livre, poliamor: definições e tensões
-
amor-quilombo, amor-floresta: (re)construindo referências para (re)construir afetos
DIA 02 | QUINTA-FEIRA | 19H
1. Construindo redes afetivas "na prática"
-
Encarando os "resquícios" da monogamia nas relações não-monogâmicas
-
Liberdade e responsabilidade afetiva
-
Ciúme, comparação e a relação entre os "meta-amores"
2. O pessoal e/é o político
-
Desafios coletivos na construção da não-monogamia
-
Parentalidades e divisão do trabalho de cuidado
-
Não-monogamia em vivências negras, LGBTQIAPN+ e de mulheres
INSCRIÇÕES:
- Inscrição geral: R$170,00 (cento e setenta reais)
- Pessoas negras, indígenas e trans: R$145,00 (cento e quarenta e cinco reais)
[Desconto de 5% no pagamento via Pix]
INSCREVA-SE:
Preencha os campos com atenção, especialmente o seu e-mail de contato, que utilizaremos para enviar as informações necessárias. Após informar os dados, realize o seu pagamento na página seguinte.