top of page
01.jpg

BRANQUITUDE E RELAÇÕES RACIAIS

Minicurso com Murilo Araújo

BRANQUITUDE E RELAÇÕES RACIAIS
BRANQUITUDE E RELAÇÕES RACIAIS

Horário e local

23 de abr. de 2024, 19:00

Google Meet

Sobre o evento

É possível compreender o racismo em profundidade sem pensar sobre branquitude? Importantes figuras que pensam sobre questões raciais no Brasil têm apontado que não, por uma razão simples: pra entender qualquer desigualdade, é preciso olhar também pra realidade de quem se beneficia dela.  Esse não é um debate novo, mas não é raro que ele fique num lugar superficial. Frases como “sei que eu sou branco”, “reconheço meus privilégios”, “sou um racista em desconstrução” se tornaram frases corriqueiras; mas você, que está falando algo assim: você tem se empenhado de verdade numa reflexão sobre o que isso significa? Quais efeitos concretos essa reflexão tem gerado nas suas relações interpessoais? E na sua percepção sobre as dinâmicas sociais mais amplas? Aprofundar a reflexão sobre branquitude é importante para todas as pessoas que desejam colaborar de forma realmente concreta com a transformação desse cenário.

No minicurso Branquitude e Relações Raciais, serão introduzidos o principais aspectos do conceito de branquitude, tentando demonstrar como ela se caracteriza e funciona, desde o racismo institucional até as sutilezas e banalizações do racismo no cotidiano. O principal convite do minicurso é deslocar a branquitude do lugar de “sujeito universal”, oferecendo algumas ferramentas úteis para a tarefa de identificar, denunciar e desmontar os mecanismos do racismo e do pacto da branquitude.

[PÚBLICO-ALVO]

Pessoas brancas e de todas as raças – tanto pessoas interessadas numa aproximação inicial com o assunto, quanto aquelas que desejam pistas e referências para pesquisar mais a respeito.

----------------------------------------------------------

Datas: 23 e 24 de abril de 2024

Horário: 19h às 21h30

Plataforma: Google Meet

As aulas acontecerão ao vivo, e também serão gravadas e disponibilizadas por pelo menos trinta dias após o fim do curso, para que as pessoas participantes possam (re)assistir, se quiserem.

----------------------------------------------------------

PROGRAMAÇÃO

DIA 01 | 23 de abril | terça-feira

  • Por que falar de “branquitude”?
  • Breve panorama histórico
  • Definindo branquitude: superioridade, individualidade, meritocracia

DIA 02 | 24 de abril | quarta-feira

  • Branco também é raça? Deslocando o sujeito (branco) universal
  • Para além da culpa e vergonha – atitudes de pessoas brancas diante do racismo
  • Desafiando o pacto da branquitude

----------------------------------------------------------

Murilo Araújo é jornalista e pesquisador, bacharel em Comunicação Social - Jornalismo e mestre em Estudos Linguísticos pela UFV, com pesquisa sobre gênero, sexualidade, raça e religiosidade. Também é ativista ligado às causas anti-racista e anti-LGBTfobia. É o criador do Muro Pequeno, um projeto multiplataforma que explora diferentes linguagens para falar de vivências negras LGBTQIA+, afetividade, autocuidado, cultura e outros assuntos. Realizou as produções "Homem Negro" (2018), "Potências Negras" (2019) e "#Levante" (2020), e dirigiu o documentário "Os Brasis que nós somos" (2022) para o YouTube Brasil. Foi reconhecido pelo Ministério dos Direitos Humanos com o Prêmio Antonieta de Barros para Jovens Comunicadores Negros, e já foi um dos embaixadores globais do YouTube através do programa #CreatorsForChange. Já discursou na ONU, em Nova York, no evento Ethics of Reciprocity - o primeiro da história das Nações Unidas a conectar o tema da liberdade religiosa com o dos direitos LGBTQIA+. Também atua como palestrante e consultor, oferecendo cursos, palestras e treinamentos sobre temas de diversidade, raça, gênero, sexualidade e liberdade religiosa.

Compartilhe este evento

bottom of page