top of page
01.jpg

Teologias Plurais | Curso Online

Curso introdutório em Teologia Feminista, Teologia Queer e Teologia Negra

Teologias Plurais | Curso Online
Teologias Plurais | Curso Online

Horário e local

06 de mai. de 2021, 19:00 – 27 de mai. de 2021, 21:30

Google Meet

Sobre o evento

O curso apresenta, de forma introdutória, um panorama das discussões e disputas propostas por três campos de produção teológica: a Teologia Feminista, a Teologia Queer e a Teologia Negra. Ao longo de 7 encontros, divididos em 4 módulos, o conteúdo se voltará para a discussão sobre as conexões entre Bíblia, Teologia, Cristianismo e questões como raça, gênero e sexualidade.

As discussões serão orientadas por dois objetivos:

  • primeiro, o de questionar a centralidade dos corpos brancos, cisgêneros, masculinos e heterossexuais, que vêm historicamente protagonizando a produção da teologia cristã hegemônica que conhecemos – uma teologia que é tomada como universal, mas que é absolutamente centrada nas experiências e visões de mundo desses sujeitos, quase sempre servindo à manutenção de uma ordem de mundo desigual, que privilegia esses sujeitos;
  • segundo, o de apresentar perspectivas de produção de outras teologias cristãs (no plural), particularmente as teologias propostas e protagonizadas por mulheres, negros e pessoas LGBTQIA+, que vêm há muito tempo criando rupturas e resistências frente a essa hegemonia, denunciando as injustiças promovidas pelas teologias fundamentalistas, e profetizando outras visões de Deus, de Bíblia, de Teologia e de Igreja.

Nessa perspectiva, as aulas irão discutir as trajetórias de formação e consolidação das teologias Feminista, Queer e Negra, além de apresentar suas conexões e seus elementos mais característicos: as principais propostas, metodologias, potências e desafios. A ideia é apresentar alguns primeiros caminhos para quem deseja se aproximar destes campos, tanto para conhecimento e construção pessoal, quanto para instrumentalizar e fortalecer debates sobre raça, gênero e sexualidade dentro de grupos e comunidades cristãs.

Datas: de 06 a 27 de maio de 2021, sempre às terças e quintas

Horário: 19h às 21h30

Plataforma: Google Meet

[As aulas acontecerão ao vivo, e também serão gravadas e disponibilizadas para as pessoas que eventualmente não possam assistir nos horários agendados.]

***

PROGRAMA DO CURSO

Semana 1 | Introdução às Teologias Plurais, com Cris Serra e Murilo Araújo

06 de maio, quinta-feira: 

- Apresentação do curso

- Sexo, gênero, raça e Teologia

- Caminhos e conexões das teologias feminista, queer e negra

Semana 2 | Teologia Feminista, com Nancy Cardoso

11 de maio, terça-feira:

- Teologia: sem corpo, apesar do corpo e com o corpo

- Religião e relações sociais de gênero e poder

13 de maio, quinta-feira:

- Teologias feministas: trajetórias, metodologias e desafios

- Teologias feministas e cristianismo: limites, possibilidades, rupturas de novos modos de ser igreja

Semana 3 | Teologia Queer, com Ana Ester

18 de maio, terça-feira:

- Teologia Inclusiva e Estudos Queer

20 de maio, quinta-feira:

- Teologia Queer e Teologia Indecente

Semana 4 | Teologia Negra, com Jackson Augusto

25 de maio, terça-feira:

- A Bíblia e a negritude

- Por uma hermenêutica negra 

- Um levante contra a teologia colonial

27 de maio, quinta-feira: 

- O que é teologia negra?

- Os fundamentos de uma teologia negra

- As chaves hermenêuticas de uma teologia negra 

- Por uma teologia negra amefricana 

***

PROFESSORXS:

- Nancy Cardoso é filósofa e teóloga, mestre e doutora em ciências da religião, assessora de formação da Comissão Pastoral da Terra (CPT), e professora da Universidade Metodista de Angola.

- Ana Ester é jornalista, teóloga, mestra e doutora em Ciências da Religião. É ministra ordenada pelas Igrejas da Comunidade Metropolitana. Atua como colunista sobre a temática LGBTIA+ para a Revista Senso. É sócia da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura, ABEH, da Global Interfaith Network, GIN, e da American Academy of Religion, AAR. Pesquisadora independente da Teologia Indecente de Marcella Althaus-Reid.

- Jackson Augusto é um ativista da Teologia Negra no Brasil, integra a coordenação nacional do Movimento Negro Evangélico, membro da rede Miqueias Jovem América Latina, da Coalizão Negra por Direitos e da Articulação Negra de Pernambuco. Atualmente é coordenador nacional da rede do PerifaConnection, uma plataforma de disputas de narrativas que conecta juventudes periféricas. Também é criador de conteúdo no projeto Afrocrente, voltado para as juventudes negras dentro das igrejas para popularizar a Teologia Negra. 

- Cris Serra é psicóloga, doutoranda em Saúde Coletiva (Ciências Humanas e Saúde) pelo IMSHC/UERJ, colaboradora do Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM), membro das equipes de coordenação da Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT e da Global Network of Rainbow Catholics.

- Murilo Araújo é jornalista e pesquisador, mestre em Estudos Linguísticos, com pesquisa sobre gênero, sexualidade e religiosidades católicas no Brasil. É youtuber, criador do canal Muro Pequeno, e também atua como ativista ligado às causas anti-racista e anti-LGBTfobia. Atualmente compõe a equipe nacional de coordenação da Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT, enquanto coordenador de Assessoria.

***

REALIZAÇÃO

Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT

www.redecatolicoslgbt.com.br

Comissão Organizadora

Cris Serra

Isabella Tymburibá

Jeferson Batista

Murilo Araújo

Inscrições

  • Inscrição Individual - 1º lote

    R$ 80,00

Total

R$ 0,00

Compartilhe este evento

bottom of page